As instituições de ensino precisam usufruir de todos os recursos que dispõe para agregar valor à aula oferecida ao aluno, os recursos tecnológicos estão cada vez mais presentes nas escolas para uso dos professores. Entretanto, o que podemos ver é que a qualidade do ensino oferecido hoje, não tem aumentado juntamente com os investimentos.
Acreditamos que o professor deva ser um “significador”, quem organiza e ajuda o aluno a selecionar o que é informação útil dentro desse turbilhão de informações que lhe são jogadas a todo momento, gerenciando o processo de aprendizagem, coordenando o andamento e ritmo, além de tudo isso, ainda existe a necessidade do compartilhamento destas boas práticas, o que integra o extenso quadro de desafios que a educação brasileira enfrenta.
Com a união da Tecnologia e Gestão do Conhecimento podemos propiciar a troca destas experiências, de dúvidas, de materiais, as trocas pessoais, de longe ou de perto. O uso da tecnologia como ferramenta de ensino pode não só realizar essa troca, como também pode ajudar o professor a preparar melhor a sua aula, a ampliar as formas de lecionar, a modificar o processo de avaliação e de comunicação com o aluno e com seus colegas de trabalho.